Categories: Fotojornalismo

A Copa Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) de Natação – Campeonatos Brasileiros aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, na sede Moinhos de Vento. O Grêmio Náutico União (GNU) – Moinhos de Vento sediou a competição.

Formato

A competição tem um formato de disputas diretas de nadadores em quatro ou cinco raias. Inspirada em torneios praticados em outras partes do mundo, é intitulada como Natação show.

Organizada pelo GNU, Confederação Brasileira e Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (CBDA e FGDA), a copa tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e reúne 170 atletas, de 46 clubes, de 16 estados do país.

Fotos: João Mattos 

Madonna

A turnê de Madonna no Brasil se encerrou com show em Porto Alegre, para um público de mais de 40 mil pessoas no Estádio Olímpico. O espetáculo foi impressionante, mas teve início com grande atraso, o que deixou os fãs revoltados.

A cantora agradeceu por não estar chovendo em Porto Alegre, diferentemente dos shows em São Paulo, mas, na sequência, fez uma confissão. “Infelizmente eu peguei um resfriado. Antes de o show começar, eu realmente não queria me apresentar. Mas ver seus rostos lindos sorrindo me dá força para fazer isso”, declarou, arrancando aplausos e declarações de amor do público. Os problemas ficaram para trás, a plateia estava conquistada.

Para ler a matéria completa publicada com as minhas imagens, clique aqui

Campeonato Jovens Talentos de Remo 2019 - Na Ilha do Pavão do sede do Grêmio Náutico União GNU Foto: João Mattos

Campeonato de Remo

A Ilha do Pavão, uma das sedes do Grêmio Náutico União (GNU), recebeu cerca de 150 atletas de 14 clubes de todo o país para o Campeonato Jovens Talentos de Remo 2019. O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de junho. A competição entre adolescentes de 14 a 18 anos é a única de cunho nacional para atletas de base.

Primeira vez

Para muitos remadores é a primeira grande competição. O Jovens Talentos é organizado pela Confederação Brasileira de Remo, pelo GNU,com apoio de Remosul e CBC.

As imagens têm direito autoral.

Crédito: João Mattos

Projeto Majuna adota animais vítimas de maus tratos que esperam uma família definitiva foto de João Mattos Fotografia

À espera de uma família

Depois de passarem por maus-tratos e abandono, galinhas, cães, gatos, cavalo e vaca esperam por uma família que os receba em lar definitivo. Em pauta para o Metro Jornal, visitei, no extremo Sul de Porto Alegre, o Projeto Majuna, que acolhe animais. Emocionante ver o amor de Raquel Majuna pelos bichos, que recolhe e aos quais dá estrutura, carinho, alimentação e ótimas condições.

Entretanto, cada um deles precisa mesmo de um família que o adote. Mas é importante, antes de pensar em levar um deles para casa, a pessoa analisar o espaço e tempo disponíveis. Se há possibilidade de se desfazer do animal, o melhor é não acolhê-lo. Adoção consciente é imprescindível.

A matéria completa do Metro Jornal você lê clicando aqui

 

Festa Nacional da Música 2017 - Festa de Premiação e Shows - Foto final da Premiação com os agraciados foto de João Mattos

Festa Nacional da Música

O maior encontro da música brasileira terminou nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira, 25 de outubro. O público que lotou o Salão do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael se despediu de mais uma edição da Festa Nacional da Música. Nos últimos 13 dias, a capital gaúcha foi palco de shows, debates, palestras, mostras e jam sessions que reuniram diferentes estilos musicais, além de empresários e demais profissionais que atuam no mercado musical. João Mattos foi um dos fotógrafos oficiais do evento.

A festa foi transmitida ao vivo pelo Facebook com tradução para a linguagem de sinais e será retransmitida pela TVE e pelo canal Music Box Brazil. Entre os momentos de emoção da noite, o maestro Eduardo Lages, conhecido por seu trabalho com Roberto Carlos, relembrou o começo da carreira, quando tocava em igrejas e também na noite, em locais chamados por ele como “zona”. Lages contou a passagem para destacar que sempre teve profundo respeito por todos os locais por onde já se apresentou. E, falando em igreja, chamou ao palco o Padre Antônio Maria. “Vocês não têm ideia do bem que este homem faz às pessoas.” Como o maestro, até então, não havia tocado nenhuma música do Rei, ficou a cargo do padre cantar “Nossa Senhora”, acompanhado pelo maestro de Roberto ao piano, provocando emoção na plateia.

O show de Frank Aguiar também esteve entre os pontos altos da noite. Ele fez questão de entregar o chapéu branco que usava ao idealizador do evento, Fernando Vieira, em sinal de agradecimento pela festa. Após o encerramento dos shows, artistas e convidados foram para o Hotel Plaza São Rafael curtir as últimas jam sessions da festa que já deixa saudade.

 Texto da assessoria de imprensa da Festa Nacional da Música. ATENÇÃO: Imprensa, para baixar as imagens em alta resolução, vá ao site oficial da Festa Nacional da Música clicando aqui

Pai superação dia dos pai matéria para o jornal Voz da Vizinhança foto de João Mattos

Pai

No Dia dos Pais, fizemos sessão de fotos com Marcello, Cauê e Isis, para matéria sobre os pais que criam seus filhos sozinhos e a importância do equilíbrio entre amor e limite para se ter uma família estruturada.

Para ler a matéria completa, clique aqui e vá à página 5

Jornalista Clóvis Duarte foto de João Mattos - DEPOIMENTO Minha marca é ...

Clóvis Duarte

O comunicador gaúcho Clóvis Duarte foi clicado em 2008, para o depoimento que fez ao livro Salimen uma História Escrita em Cores, da jornalista Carla Santos. Ele idealizou e apresentou o programa Câmera 2, da TV Guaíba. Clóvis foi comentarista do Jornal do Almoço, da RBS TV – à época, TV Gaúcha – na década de 70. Em seguida, criou e apresentou o programa Portovisão, na TV Difusora, atualmente, TV Bandeirantes.

No final da década de 90, passou a comandar o Câmera 2, na TV Guaíba, onde ficou até 2007, quando tornou-se âncora de duas atrações na TV Pampa: Clovis Duarte e Câmera Pampa.

Antes de atuar na área da comunicação, ele fundou curso de pré-vestibular IPV, localizado na Avenida Salgado Filho, no Centro, onde era professor de Biologia.

Faleceu em julho de 2011, aos 69 anos, vítima de câncer.

Dilma Rousseff e Tarso Genro nas eleições foto de João Mattos

Dilma e Tarso

Eleições 2014. Cobertura fotojornalística à votação da então presidente Dilma Rousseff e do então governador do RS, Tarso Genro.

Sessão de fotos com Andréa, Pedro e Helena. Pauta sobre o Dia das Mães e adoção de filhos, do jornal Voz da Vizinhança Foto João Mattos

Mãe

Fotojornalismo. Sessão de fotos com Andréa, Pedro e Helena. Pauta sobre o Dia das Mães e adoção de filhos, do jornal Voz da Vizinhança. Dificuldades, exigências, burocracia, caminhos a se trilhar quando o desejo de ter um filho e amá-lo é maior do que os empecilhos que surgem pelo caminho.

Para ler a reportagem completa clique aqui e vá à página 4